Na Escola de Educação Profissional Antonio Tarcísio Aragão os alunos se encaminharam ao auditório e lá puderam acompanhar a live da inauguração da 119ª EEEP de Baturité. O diretor da unidade escolar, João Marconi, proferiu sobre os importantes avanços e resultados obtidos ao longo dos anos de funcionamento da instituição educacional, para a comunidade escolar bem como para todo o município. Após a fala do diretor e a transmissão da live da inauguração da 119ª Escola de Educação Profissional os alunos da EEEP de Ipu e a equipe de profissionais da instituição cantaram os parabéns em alusão aos 10 anos de Educação Profissional, seguidamente houve a partilha do bolo e todos os presentes puderam saboreá-lo.
É necessário salientar que as Escolas de Educação Profissional surgem com a proposta de formar os estudantes nos anos finais da educação básica e capacitá-los para o mercado de trabalho. Nas EEEPs, os 53 cursos oferecidos atualmente têm duração de três anos - integralizando 5.400h -, com funcionamento diário em tempo integral, das 7h às 17h. Conforme a Secretaria de Educação (Seduc), o currículo é composto por disciplinas da base nacional comum aliadas a componentes como Empreendedorismo , Projeto de Vida, Mundo do Trabalho e Formação para a Cidadania.
Em 2018 havia 25 escolas, hoje, com a inauguração da escola profissional de Baturité totaliza-se 119. Ao todo, atualmente, as EEEPs beneficiam 52.571 alunos em 95 municípios cearenses. Segundo o governador Camilo Santana, a meta é chegar a 140 unidades com atendimento a mais de 60 mil pessoas.
Apesar dos avanços educacionais, um desafio permanente das EEEPs do Ceará ainda é ampliar as oportunidades de acesso à prática profissional. Durante o 3º ano do Ensino Médio, o o Governo do Estado propicia um estágio curricular obrigatório com direito à bolsa remunerada. Hoje, 4,5 mil empresas são parceiras nos programas de promoção de estágio profissional, dando suporte a 15 mil estudantes.
Comentários
Deixe aqui seu comentário!