As faces do preconceito














A Escola Antônio Tarcísio Aragão desenvolve este ano o projeto: “O poder da sedução da leitura: pluralizando os clássicos literários”, com os alunos do 2º ano do ensino médio da instituição referida.
O objetivo do projeto é ensinar a leitura “plural”- formar leitores fluentes e capazes de decodificar o código linguístico e, ao mesmo tempo, fazê-los sentir-se atraídos pelos conteúdos e permitindo ainda que haja um laço estreito entre aluno e literatura-  com o desejo de despertá-los para uma infinidade de habilidades leitoras que permitam que os mesmos possam ultrapassar o plano da “leitura com os olhos” para a “leitura praticada”, logo permitindo que o prazer pela leitura seja mais aflorado e as competências e habilidades sejam protagonizadas, vivenciadas e apreciadas pelos alunos e para os alunos.
Numa proposta dinâmica, envolvendo a prática à leitura de alguns textos literários das escolas literárias contidas no plano de curso da referida série, requintada com muitas atividades competitivas que despertarão o interesse dos alunos, pois é perceptível o gosto que os mesmos têm por práticas de competição.
Devido à percepção do potencial que os alunos têm para o desenvolvimento de atividades culturais e artísticas de diversos eixos foram programadas algumas atividades para desenvolver o hábito da leitura e releitura dos textos literários selecionados pela professora.
Assim, o projeto contempla atividades que os alunos possam expressar-se oralmente/corporalmente/artisticamente, enfim, com diversas formas de expressão, mas com o detalhe mais importante que é a prática da leitura significativa, possibilitando: a percepção crítica- reflexiva do texto e da realidade circundante; o diálogo de leitor com leitor; o aumento do vocabulário; o uso da consciência e da sensibilidade; e o despertar das múltiplas habilidades referentes às atividades práticas pedidas.  Fazendo com que os alunos sintam-se aguçados em vários sentidos propiciados pela leitura e sintam-se capazes de elaborar, criticar, compreender e buscar sentido no texto literário.
As atividades do projeto serão desenvolvidas ao longo deste ano e distribuídas por bimestre.
Em andamento neste 1º bimestre foi pedido que os discentes fizessem a leitura (obedecendo ao prazo estipulado) do poema Navio Negreiro de Castro Alves e através da leitura significativa o despertar para a habilidade de produção de propaganda contra o preconceito, já que a obra referida aborda a temática abolicionista. Os alunos leram e tiveram aula de análise textual com a professora Cassiana Farias e puderam abrir leques de leituras da obra que permitiu o planejamento da produção de um vídeo relacionado não somente ao preconceito racial, mas também aos inúmeros outros tipos (Ficou a critério do grupo).
Com as habilidades inatas dos alunos, os conhecimentos norteados pela professora e atitudes validadas pelo ensino-aprendizagem haverá possibilidade de construção/aprimoramento de aluno competente na execução das atividades leitoras ao longo do ano em curso e bem como para a vida.

 Aqui o vídeo mais votado e consequentemente o vencedor da primeira etapa do projeto.


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