PROFISSIONAIS EM AÇÃO
JUSTIFICATIVA:
Tendo em vista o risco de uma
nova epidemia de dengue no Estado do Ceará, especificamente na cidade de Ipu, a
E.E.E.P. Antônio Tarcísio Aragão busca evitar que esta situação se estabeleça,
verificando a necessidade do esclarecimento ad circunvizinhança como um todo
(torna-se de grande relevância a execução do projeto).
OBJETIVO GERAL:
Trabalhar junto à comunidade
escolar e familiares visando conscientiza-los da importância da prevenção a
dengue, pois esta é uma doença grave e que vem causando muitas mortes.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
● Identificar possível foco de
dengue na comunidade;
● Conhecer as diversas formas
de contágio, prevenção e tratamento;
● Identificar as causas de
epidemias;
● Reconhecer a importância dos
hábitos de higiene como forma de manter a saúde e prevenir tal doença;
● Identificar as regiões
brasileiras mais afetadas pela dengue;
● Contabilizar casos da doença
e óbitos ocorridos no bairro;
● Interpretar e construir
gráficos e tabelas que representem o número da dengue ocorrido no país, no
estado, na cidade e na comunidade dos Pereiros (bairro onde a escola se
localiza);
● Entender como o aquecimento
global pode interferir na proliferação da doença;
● Adquirir hábitos e atitudes
que colaborem para sanar com o mosquito da dengue;
● Desenvolver a cidadania;
● Aplicar os conhecimentos
adquiridos no dia a dia.
Público alvo
● Comunidade escolar e
familiares do bairro Pereiros – Ipu
ESTRATÉGIAS:
● Levantamento de dados
estatísticos, pelos alunos, das causas e consequências da dengue em suas formas
clássica e hemorrágica;
● Envolver os alunos através de
encontros, consultas e pesquisas, em articulação com a coordenação pedagógica,
direção da escola e professores;
● Sensibilizar alunos com
amostra de vídeos e debates sobre o tema;
● Exibição de apresentação de
slides sobre o tema a fim de esclarecer sobre a doença e motivar o trabalho a
ser desenvolvido;
● Motivar alunos com propostas
de atividades criativas e utilização das mídias e tecnologias saída em campo
para observação do entorno identificando possíveis focos.
ATIVIDADES:
● Jogo de perguntas e
respostas;
● História em quadrinhos –
Painel;
● Criar uma paródia;
● Quadro de curiosidades;
● Confecção de boinas;
● Desenvolver e distribuir
substância de combate a dengue;
● Distribuição de panfletos e
cartazes;
● Adesivagem;
● Vídeo e explanação sobre a
dengue;
● Teatro: Situação problema;
● Manifesto;
● Registro de possível foco de
dengue na escola.
CRONOGRAMA:
AVALIAÇÃO:
● Observação e participação no
envolvimento das atividades propostas;
● Acompanhamento e análise do
desenvolvimento dos alunos mediante observação da postura ética e social;
● Feedback do projeto.
Confira as fotos:
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