Projeto de linguagens e códigos



Protagonizando a diversidade cultural e artística.
Os docentes da área de linguagens e códigos da Escola Estadual de Ensino Profissional Antônio Tarcísio Aragão percebendo que o público da mesma -alunos- tem um potencial para o desenvolvimento de atividades culturais e artísticas de diversos eixos, pensaram e viabilizaram um projeto para que estas competências e habilidades sejam protagonizadas, vivenciadas e apreciadas por eles e para eles, bem como para toda comunidade escolar.    
Assim, o projeto contempla atividades que os alunos possam expressar as capacidades inatas, desenvolvidas e aperfeiçoadas no contexto pedido.   
Com o objetivo geral de possibilitar que os alunos desenvolvam seu potencial artístico e possam adquirir conhecimentos contextualizados sobre algumas linguagens artísticas e que possam expressar-se protagonizando atividades voltadas às mesmas.   
Além de possibilitar que o aluno possa compreender e usar as diferentes linguagens: verbal, visual, gestual, corporal, entre outras, voltadas para a diversidade de culturas e artes, buscando aprofundar-se no desenvolver das habilidades referentes à sua expressividade, construindo sentidos e desenvolvendo conhecimentos a partir da inclusão e consequentemente interação que estabelece com esse meio no qual está inserido.   
Quando se fala em diversidade cultural e artística pensa-se no emaranhado de linguagens que se superpõem. Assim, devido esta multiplicidade coube restringir um pouco estas linguagens desenvolvendo-as num eixo temático da relação interdisciplinar da área de linguagens e códigos, englobando as disciplinas: Língua Portuguesa, Arte e Educação, Língua Estrangeira e Educação Física.
O projeto contemplou apresentações musicais- voz e violão- e teatrais com a temática “Prevenção- DST’s”; desfiles para a escolha da musa profissional e para a escolha da melhor fantasia carnavalesca; palestra de prevenção- DST’s, confecções de cartazes com a temática “Cultura e Geração de Paz”; elaboração de paródias com marchinhas carnavalescas e panfletagem.
Portanto é importante protagonizar a diversidade cultural e artística, pois esta é uma ferramenta incontestável para inclusão de qualquer indivíduo na sociedade atual, ou até mesmo, pensando no futuro, na sociedade cada vez mais globalizada que está por vir. E nossos alunos sabem PROTAGONIZAR! Exercendo as suas capacidades inatas, desenvolvendo-as e aperfeiçoando-as a cada instante.
Assim a escola teve a responsabilidade de sistematizar esses saberes múltiplos através deste projeto que contribuiu para o crescimento intelectual e social dos discentes.



Comentários

Deixe aqui seu comentário!

Anterior Proxima Página inicial